sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Opinião: "Um Conto de Inverno" - Trisha Ashley

Título: Um Conto de Inverno
Autor: Trisha Ashley
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897416323
Páginas: 400

Sinopse: Sophy Winter não é a típica dona de uma casa senhorial. Na verdade, à exceção de muitos sonhos e uns quantos pesadelos, nunca foi dona de nada. Porém, a sua sorte muda inesperadamente quando herda uma mansão no campo. É com o coração rejubilante que vai conhecer a sua herança. E o que vê não é (de todo) o que esperava. Winter’s End foi em tempos uma casa imponente, mas agora está decrépita e (pior!) repleta de excêntricos e infernais habitantes. Sophy – que quase se imaginara a protagonizar uma versão real de Downton Abbey – fica desesperada. Mas o pior está para vir. Quando se espalha a notícia de que William Shakespeare visitara a mansão durante os seus dias de glória, a vila inteira fica de olhos postos em Sophy. Especialmente o sedutor Jack Lewis. Mas estará ele realmente apaixonado por ela… ou apenas na herança, subitamente tão apetecível? 
Entregue a si própria num casarão repleto de histórias, segredos, pó e (talvez) um ou dois fantasmas, o que deve Sophy fazer? Infelizmente, não pode sequer contar com Seth, o seu magnífico jardineiro. Seth… tão silencioso e forte como a mais bela das árvores (e que a ignora desde o primeiro dia). Seth… o homem cujo coração ela nunca conseguirá conquistar (disso, Sophy tem a certeza absoluta). 
Mas a jovem herdeira já deveria ter aprendido a desconfiar da aparente previsibilidade da vida. Tão surpreendente quanto a própria herança é aquilo que está prestes a acontecer.

(pode conter spoilers)

Sophy Winter deixou a propriedade de Winter's End com a sua mãe quando era ainda muito nova. Por isso, as suas recordações dessa fase da vida não são tão vivas e presentes quanto gostaria. Mas, apesar da sua fugaz presença na propriedade, Sophy está prestes a tornar-se na proprietária oficial da casa! Depois do seu avô William ter falecido, o comando de Winter's End estará nas mão de Soph.

Sophy nunca esperou ou sequer pensou na possibilidade de ver a sua vida modificar-se tanto em tã pouco tempo. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece. Pouco depois de Sophy saber da notícia, Jack Lewis consegue chegar até ela com uma proposta que deixa Sophy incomodada. Jack gostaria de comprar a propriedade de Winter's End. Jack é um suposto primo de Sophy e pertence também à família Winter. Contudo, esta estava à espera que William lhe tivesse deixado Winter's End a seu cargo como herdeiro. Mas, uma vez que as coisas não correram como planeado, Jack fará de tudo para conquistar Sophy na tentativa de conseguir ficar com a propriedade!

Inicialmente, Sophy fica assoberbada com o tamanho da propriedade. Mas rapidamente percebe que esta precisará de mais trabalho do que aquilo que aparentava. Desde limpezas até renovações, Sophy terá um longo trabalho em gerir o dinheiro de Winter's End para conseguir erguê-la novamente! Para isso, Sophy vai tendo imensas ideias que, em simbiose com a história e os segredos da propriedade, espera conseguir trazer dinheiro extra para a propriedade e torná-la um ponto de referência turística.

Desde que conheceu Jack, Sophy ficou desde logo encantada. A sua personalidade e a sua aparência não pediam por menos. Para além disso, Jack sempre tomou uma atitude de aproximação e de intimidade com Soph mesmo nos primeiros dias. Mas, apesar de todo o charme e encanto, Sophy começou a perceber de que talvez Jack não fosse aquilo que aparentava. Principalmente com toda a sua insistência em ficar com Winter's End.

Mas não pensem que o coração de Sophy ficará sozinho! Aquando da sua chegada a Winter's End, Sophy conhece Seth: o jardinheiro-mor da propriedade e o responsável pela renovação do jardim da propriedade! Seth é o oposto de Jack: mais recatado e tímido, mas com sentimentos verdadeiros. Apesar de nunca ter forçado o seu caminho com o de Sophy, Seth sabe aproveitar as oportunidades que tem com a nova herdeira e talvez isso lhe traga mais estabilidade e felicidade!

Jack foi até ao extremo para conseguir deitar a mão à propriedade de Winter's End, mas Sophy tem o pulso firme e seria incapaz de o fazer! Mas, estará Jack a enconder algum segredo que o pode abalar e à sua família? E Sophy? Como terminará a sua corrida de renovações para erguer Winter's End?

Desde os primeiros capítulos que senti uma grande empatia por Sophy! Sempre mostrou ser uma pessoa forte e firme, que não se deixa abalar pelas dificuldades e que segue o que o coração lhe diz! Sempre ponderou todas as suas opções tendo em vista o melhor para Winter's End e para aqueles que ainda mantinham uma ligação com este lugar!

No entanto, contrariamente a Sophy, senti que a personagem de Jack e as suas atidudes foram um pouco forçadas e em demasia. Apesar da importância que teve para a história, Jack é a típica personagem que não olha a meios para atingir os seus fins! Por isso, não me empolguei muito com a sua história! Mas depois há Seth! Um homem sério, que segue o seu coração e o caminho certo para conseguir o que quer! Uma pessoa sensível e íntegra que me cativou assim que a autora começou a a desenvolver a sua história!

O enredo em si foi o aspeto que, a meu ver, ficou mais àquem. Inicialmente,  toda a expectativa de ver Sophy numa propriedade a que não estava acostumada e rodeada de pessoas que já não vida há bastante tempo era grande! Mas, à medida que a história foi avançando acho que o cerne da história se foi perdendo um pouco no meio das relações e das intrigas.

No entanto, não deixa de ser um bom livro, com personagens bem construídas e que me cativaram! Uma história cheia de intrigas das quais se conseguem tirar lições de vida! Uma escrita leve e capaz de transportar o leitor para dentro das páginas deste livro!



Uma leitura com o apoio Quinta Essência

Sem comentários:

Enviar um comentário