sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Opinião: "A Magia do Acaso" - Tiago Rebelo

Título: A Magia do Acaso
Autor: Tiago Rebelo
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789892336275
Páginas: 406

Sinopse: Sofia, secretária num escritório de um famoso advogado, casada com André, um bem-sucedido administrador de uma empresa do ramo imobiliário, e eterna sonhadora, sente-se insatisfeita com a confortável vida que leva. Num encontro improvável conhece Bernardo, um fascinante homem de negócios. Apesar do charme inebriante deste e da inesperada atracção que sente não se decide a pôr em causa o seu casamento. Mas um acontecimento inesperado encarregar-se-á de fazer tremer os pilares da vida monótona que hesita em deixar. Após inúmeros encontros e desencontros, peripécias e reviravoltas, Sofia consegue finalmente fazer uma ruptura total com a vida que levou até aqui, virar a página e entregar-se por completo a Bernardo. Os sonhos e a magia do acaso vencem sempre.

(pode conter spoilers)

Este não foi o primeiro livro de Tiago Rebelo que li. Já antes tinha pegado no "O Tempo dos Amores Perfeitos". A verdade é que dizem que não se devem comparar obras. Contudo, uma vez que tenho um termo de comparação, não consigo evitar. "A Magia do Acaso" foi uma boa leitura, bastante leve cujo ritmo me permitiu ler o livro quase que de uma assentada. No entanto, considero que o nível de complexidade do enredo não correspondeu às expectativas que tinha. Achei-o algo superficial.

Inicialmente, foi-me um pouco complicado acompanhar o ritmo da história! Várias personagens a serem apresentadas nos primeiros capítulos e um fio condutor da história que não era ainda muito percetível neste ponto. "A Magia do Acaso" conta a história de vida de várias personagens que, de uma maneira ou de outra, estão relacionadas ou irão relacionar-se. Em primeiro lugar temos Sofia. Uma mulher casada que trabalha como secretária numa grande empresa de advocacia. Esta partilha a sua vida com André, um agente imobiliário que, depois de se envolver com uma colega de trabalho, vê a sua vida dar uma volta que o deixa sem reação. E, perante este problema, o casamento de ambos viverá momentos atribulados! Mas, mesmo antes de toda esta confusão se instalar, Sofia conhece Bernardo por pura coincidência e fugacidade na rua. É então, a partir do exato momento em que Sofia e Bernardo se cruzam, que todas as outras personagens se interligam com estes e têm um papel fundamental também para a história de ambos, mesmo que esta ainda seja curta.

Acho que Tiago Rebelo fez um bom trabalho no que diz respeito à forma como a história de vida de cada uma das personagens se interligam umas às outras! O autor conseguiu introduzir na obra vários "problemas" da vida quotidiana que, muitas vezes, nem nos apercebemos de que existem ou que então decidimos deixar passar. Traição, vingança, ciúmes e cumplicidade são alguns dos temas que Tiago Rebelo conseguiu retratar através de Sofia, André, Bernandos e restantes personagens. No entanto, houveram alguns aspetos relativos à personalidade das personagens que me deixaram com uma certa agonia e frustração! Um exemplo disso é Sofia. Apesar de ser já uma mulher crescida e com vários anos de experiência de vida, houveram demasiadas situações em que senti que esta se comportava como uma adolescente. Compreendo que depois da traição de André, Sofia sentia necessidade de alguém que lutasse e demonstrasse essa luta por ela. Mas, na minha opinião, em algumas situações tornou-se demasiado.

No entanto, apesar de todas as desavenças que tanto Sofia como Bernardo tiveram nas suas vidas, havia sempre alguma coisa, talvez o destino, que os fazia reencontrar-se. Depois de terem ultrapassado muitos momentos menos positivos nas suas vidas, tanto juntos como separados, Bernardo e Sofia acabaram por aceitar que talvez a vida lhes tivesse a dar uma nova oportunidade de serem felizes! Para além disso, a relação de ambos retrata aqueles momentos em que basta um sorriso ou uma palavra no momento correto e da pessoa correta para toda a nossa vida dar uma volta! Apesar de um percurso conturbado na vida de ambos, estes souberam dar a volta e seguir em frente!

Mais um bom livro de Tiago Rebelo que mais uma vez nos traz uma, ou melhor, várias lições de vida! Uma leitura leve e fácil que recomendo vivamente! 


Uma leitura com o apoio da editora  Edições ASA

Sem comentários:

Enviar um comentário