sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Opinião: "O Beijo da Morte" - C. R. Olim



Título: O Beijo da Morte
Autor: C. R. Olim
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895163724
Páginas: 576
Sinopse: Quem matou Maria Santos? A inesperada e horrenda morte da jovem estudante de enfermagem deixa em choque todos aqueles que a conheciam. Quem matou Maria, e acima de tudo porquê, são duas questões que atormentam a sua mãe e amigos. Entre o presente e o passado, O Beijo da Morte segue a investigação dos cinco inspetores responsáveis pelo caso, dando-nos a conhecer esta jovem exemplar e todos aqueles que desempenharam um papel na sua vida, quer para o bem, quer para o mal.



Opinião (pode conter spoilers):
A primeira coisa acerca deste livro que me cativou de verdade foi a capa. Para além de ser bastante simples, tem algo de intrigante que me chamou à atenção assim que tomei conhecimento desta obra.

Maria Santos é estudante de Enfermagem a residir no arquipélago da Madeira. Aqueles que a conhecem descrevem-na como sendo uma pessoa respeitadora, calma e altruísta. Em poucas palavras, poderia dizer-se que Maria era uma pessoa exemplar para todas as outras. Contudo, quando esta é assassinada prematuramente na própria casa, será que Maria teria segredos escondidos? Para os mais próximos, foi difícil acreditar que Maria, a jovem rapariga, tivesse morrido. Mas a verdade é que ao longo do livro, viria a descobrir que Maria seria mais do que aquilo que contava.

Uma investigação por parte da polícia tem início e à medida que algumas personagens parecem ter ligação com o sucedido, também o seu passado começa a tremer e a ser desvendado. Pois, por muito boa pessoa que alguém aparente ser, ninguém está livre de segredos que os poderá comprometer a qualquer momento.

Um aspeto interessante neste livro é que a história foi sendo contada do ponto de vista das várias personagens. Foi possível perceber melhor as alegrias, a perda e o sofrimento, os medos e os segredos de todos os envolvidos no enredo. Apesar de, por vezes, se ter tornado um pouco confuso pois não se percebia bem quem estaria a "falar", foi uma mais valia para a história.

Mas se pensam que o livro se baseia apenas na descoberta do culpado da morte de Maria, desenganem-se. A história aborda vários temas; desde o abuso de álcool, ao tráfico de droga, à interrupção da gravidez, ao autismo. Para além de ser serem problemas bem reais da nossa sociedade, é interessante ver que estes não passam despercebidos, sendo sempre pertinente abordá-los e sensibilizar as pessoas para a sua existência crua.

Esta leitura foi bastante leve, para além de que cativa bastante o leitor. Devo dizer que me foi algo complicado tentar descobrir quem teria sido o autor do assassinato de Maria. E quando descobri, não estava nada à espera daquela identidade ou das suas razões para ter feito aquele ato tão cruel!

Apenas deixo uma pequena nota referente à revisão da obra, pois são vários os erros ortográficos e gramaticais ao longo do livro. E tenho a certeza que seria uma mais valia se estes fossem retificados.

Rating: 4/5

Leitura com o apoio da Chiado Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário