sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Escritaria 2016 em Penafiel com Alice Vieira

As obras de Alice Vieira vão ganhar novas vidas em Penafiel, onde a autora será homenageada por várias gerações para quem escreveu. Alice Vieira, escritora portuguesa de livros infantis e juvenis vai ser a autora em destaque na ESCRITARIA desde anos em Penafiel.
O festival literário organizado pela Câmara Municipal de Penafiel e co-organizado pela Editorial Novembro vai decorrer de 06 a 09 de Outubro, transformando a cidade de Penafiel numa cidade de letras e histórias para (re)ler e descobrir do universo de Alice Vieira.

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge e Mário Cláudio é agora a vez de destacar a vida e a obra de Alice Vieira, uma escritora que alcançou já vários prémios literários e autora de inúmeros livros para o público infanto-juvenil.

Exposições diversas, teatro de rua, conferências, música, momentos de leitura e lançamento de livros são algumas das diversas iniciativas que vão marcar a Escritaria deste ano; sem esquecer os objetos que contaminam uma cidade inteira, prometendo interagir com leitores e transeuntes.

Feira do livro especial 

Quando entre 2008 e 2016 passam pela Escritaria alguns dos mais consagrados escritores de língua Portuguesa, isso só poderia resultar numa feira do livro especial que será novidade e onde podem ser encontradas as obras dos autores homenageados, ao longo das várias edições, bem como, os livros que contam a história de cada evento. 

A Escritaria vai decorrer de 06 a 09 de Outubro em Penafiel com um programa recheado de novidades que brevemente serão conhecidas mas, de onde se destaca o envolvimento das pessoas e a contaminação das ruas com literatura em homenagem e promoção à língua portuguesa. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa "A Escritaria é um festival literário de referência que procura que as pessoas possam fruir da literatura de uma forma diferente e descontraída em cada canto e recanto da cidade. Nesta edição acreditamos que vamos viver momentos especiais com muitas pessoas a reverem-se no que já leram em criança e que partilharam, depois, com os seus filhos, tal é grandeza da obra da autora ao nível da literatura infantil e juvenil, sem esquecer também que se destacou com obras de outros géneros literários. É esse universo que queremos descobrir com ainda mais cuidado na Escritaria"

Nas conferências participarão figuras nacionais cujas intervenções serão em torno da vida e da obra da autora. Haverá ainda duas exposições dedicadas à escritora, uma na Biblioteca Municipal de Penafiel, intitulada “ALICE VIEIRA: Ler = Interpretar + Escrever + Desenhar = Criar” , e outra de cariz antológica/digital em parceria com a Hemeroteca de Lisboa, criando as condições de excelência para se aprofundar o conhecimento sobre a obra de Alice Vieira.



Programa provisório - Escritaria em Penafiel com Alice Vieira


Dia 06 de Outubro – Quinta feira 

10h00/19h30 - Teatro de Rua: A ARCA DO TESOURO;
10h00 - Praça da Igreja da Misericórdia: Abertura da Feira do livro ESCRITARIA 2016 (patente de 06 a 09 Outubro entre as 10h00 e as 23h00);
11h00 - Inauguração da Rotunda Escritaria;
14h30 - Biblioteca Municipal de Penafiel: Inauguração da exposição ALICE VIEIRA: Ler = Interpretar + Escrever + Desenhar = Criar e Hora do Conto com Alice Vieira;
21h00 - Praça da Igreja da Misericórdia: Recepção académica a Alice Vieira pela Tuna Académica da CESPU e Visita à exposição “O ciclo da vida e a vida aos ciclos” patente na CESPU de 06 a 09 de Outubro.


Dia 07 de Outubro – Sexta feira 

10h00/23h00 - Praça da Igreja da Misericórdia: Feira do Livro ESCRITARIA;
14h30/19h00 - Teatro de Rua: A ARCA DO TESOURO;
15h00 - Praça da Escritaria/Rua Alfredo Pereira/Largo da Ajuda/Rua do Paço/ Rua Joaquim Cotta/Avenida Pedro Guedes: Inauguração Arte Pública/Mural e Descerramento da frase de Alice Vieira ESCRITARIA 2016/Montras e instalações várias de arte pública;
21h00 -  Museu Municipal de Penafiel: Visita à exposição OLHAR ALICE VIEIRA (exposição em parceria com a Hemeroteca de Lisboa) e Visita à exposição PELA JANELA DO OLHAR da artista plástica Mafalda Rocha;
21h30 - Museu Municipal de Penafiel: Lançamento de novo livro de Alice Vieira.


Dia 08 de Outubro – Sábado 

10h00/23h00 - Praça da Igreja da Misericórdia: Feira do Livro ESCRITARIA;
14h30 - Teatro de Rua: A ARCA DO TESOURO;
15h00 - Museu Municipal de Penafiel: Conferência Alice Vieira Vida e Obra;
17h30 - Museu Municipal de Penafiel: Atribuição do Prémio Comunicação ESCRITARIA;
21h30 - Museu Municipal de Penafiel: Lançamento do livro infantil projecto ESCRITARIA ALICE VIEIRA do Centro Escolar Agrup. D. António Ferreira Gomes.


Dia 09 de Outubro - Domingo

10h00/23h00 - Praça da Igreja da Misericórdia: Feira do Livro ESCRITARIA;
15h30 - Museu Municipal de Penafiel: Entrevista com ALICE VIEIRA por Luís Osório;
16h30 - Praça da Igreja da Misericórdia: Feira do Livro ESCRITARIA e Lançamento do livro ESCRITARIA 2015 "Mário Cláudio: Vida e Obra";
18h00 - Encerramento ESCRITARIA 2016: Sessão de autógrafos por ALICE VIEIRA.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário