terça-feira, 23 de agosto de 2016

Opinião: "Turbulência" - Annette Herfkens

Título: Turbulência
Autor: Annette Herfkens
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897414381
Páginas: 360
Sinopse: Quando a jovem Annette Herfkens, uma das poucas traders internacionais em Wall Street, e o noivo embarcaram no voo Vietnam Airlines 474 em Ho Chi Minh City, eram apenas dois passageiros que iam para uma escapadela romântica, alheios ao momento fatídico que destruiria os seus sonhos para sempre. O avião caiu numa montanha, deixando Annette presa na selva vietnamita como única sobrevivente. O que se seguiu foi uma incrível história de sobrevivência, mistério e espírito superior. Nesta história de vida, Annette descreve como sobreviveu oito dias sozinha na selva com apenas água da chuva para sustentá-la. Treze anos depois do acidente, Annette voltou ao Vietname para escalar a montanha, lançando uma nova luz sobre alguns mistérios que se mantinham desde essa altura. Através de flashbacks, Annette revela como usou as lições aprendidas na selva vietnamita para celebrar o seu filho autista na selva de Upper East Side, em Nova Iorque. Este livro inspirador quebra tantas fronteiras como a própria protagonista. Observadora atenta, Annette escreve com humor franco e mordaz sobre a perda, o amor, a resiliência e a espiritualidade de uma forma refrescante e terra-a-terra. O seu livro permite-nos conhecer a mente e o coração de uma verdadeira sobrevivente.

Opinião (contém spoilers):
Já estava há algum tempo à espera para conseguir pegar neste livro e finalmente consegui um tempinho para o fazer! O facto de se tratar de uma história verídica deixou-me ainda mais curiosa e com bastantes expectativas relativamente a esta obra!

O livro relata a vida de Annette Herfkens a partir do momento em que entrou num avião com destino ao Vietname e este se despenha numa cadeia montanhosa. A partir desse momento, Annette vivencia situações até então impensáveis. Daquele momento em diante, Annette luta pela sua sobrevivênvia, mesmo que para isso tenha de sofrer imenso!

Mas esta foi a única parte da narrativa que realmente me cativou a leitura: o sentido de sobrevivência de Annette e os sentimentos ambivalentes que surgiram após aquele acontecimento fatídico. A maior parte do livro relata outros momentos da vida de Annette: o regresso à sua vida, o cumprimento de rotinas profissionais e até mesmo o desenrolar da sua nova vida pessoal. Apesar de serem na mesma medida interessantes, não me cativaram tanto quanto estava à espera.

Alguns dos capítulos são, no seu todo, reflexões da autora acerca de certos assuntos que derivaram do acidente de avião que vivenciou. Entre a perda, a morte e o recomeçar, Annette conseguiu transpôr para o papel reflexões incríveis que me deixaram, sem dúvidas, a refletir acerca dos mesmos temas.

A escrita da autora é de tal forma fluída que este livro lê-se em pouco mais de um par de horas. Mas existem muitos altos e baixos no que diz respeito ao suspense das diferentes cenas e capítulos que a autora apresenta.

Este continua a ser um bom livro. Contudo, para mim, não superou completamente as expectativas que tinha antes de lhe pegar.

Rating: 3/5
Leitura com o apoio

Sem comentários:

Enviar um comentário