quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Opinião: "Insónia" - J. R. Johansson

Título: Insónia (Th Night Walkers #1)
Autor: J. R. Johansson
Editora: 4 Estações Editora
ISBN: 9789898761149
Páginas: 240
Sinopse: Parker Chipp tem dezasseis anos e não dorme há quatro. Está pálido, tem olheiras, sente tremores e, por vezes, "apagões", não tendo qualquer memória sobre onde foi - e o que fez - durante esses períodos de tempo. Está, enfim, a chegar ao limite das suas forças... É que, em vez de Parker dormir, todas as noites ele entra nos sonhos da última pessoa com quem teve contacto visual.

Opinião (contém spoilers):
O livro conta a história de Parker, um rapaz de 16 anos que não tem sido capaz de dormir durante os últimos quatro. Esta falta de descanso tem-no deixado de rastos fisica e mentalmente. Para além disso, Parker é capaz de viver os sonhos da última pessoa com quem manteve contacto visual. Quando teve a oportunidade de viver os sonhos de Mia, estes eram calmos e pacíficos, durante os quais Parker conseguia descansar. E assim, com a ajuda do seu amigo Finn, tentam estabelecer o referido contacto visual com Mia diariamente.

Contudo, os sonhos de Mia tornam-se mais negros e assustadores. Esta tem vindo a ser perseguida por alguém que está a fazer-se passar por Parker. E claro que ele, a partir do momento em que se apercebe da situação, corre em busca de pistas que o possam levar à verdadeira identidade dessa pessoa.

A ideia da história está bem pensada mas acho que poderia ter sido conseguida de uma melhor forma. A sinopse deixou-me curiosa relativamente ao que poderia vir a ler, mas a verdade é que não me surpreendeu da forma que estava à espera. Para além disso, alguns dos aspetos gerais do enredo foram demasiado óbvios e clichés: o melhor amigo que é engraçado, a paixoneta pela irmã do melhor amigo e afins.

Para além disso, algumas das atitudes de Parker são de certa formas infantis e tão premeditadas que me fizeram perder grande parte do interesse pela leitura deste livro. As suas atitudes para com a sua mãe eram totalmente desajustadas e algumas das cenas eram, de facto, quase irreais.

De uma forma geral, a história é razoável e que até tem um enredo bastante curioso e interessante. No entanto, as personagens não tiveram o desenvolvimento de que estava à espera nem tinham uma personalidade que me deixaram arrebatada.


Rating: 3/5
Leitura com o apoio

Sem comentários:

Enviar um comentário