quinta-feira, 30 de abril de 2015

Título: A Invenção das Asas
Autor: Sue Monk Kidd
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9789897101564
Páginas: 416
Data de lançamento: 05/06/2015

Sinopse: Hetty, uma escrava do início do século XIX, sonha com uma vida para lá das paredes sufocantes da opulenta mansão Grimké. Sarah, a filha dos Grimké, desde cedo que quer fazer algo pelo mundo, mas é sufocada pelos limites rígidos impostos às mulheres. Tudo tem início quando Sarah faz onze anos e lhe dão Hetty, um ano mais nova, para ser sua aia. Nas décadas seguintes, cada uma à sua maneira, as jovens lutam por liberdade e independência. Moldando o destino uma da outra, vivem uma intensa relação de amizade marcada pela culpa, rebeldia, separação, os caminhos ínvios do amor e também pelo nascimento do movimento abolicionista que mudará as suas vidas para sempre. Será que a religião, a sociedade e a família podem enfrentar os sonhos de duas jovens? Inspirada pela figura histórica de Sarah Grimké, Sue Monk Kidd transcende o registo histórico para nos oferecer um testemunho deslumbrante e poderoso da luta das mulheres e dos escravos em nome da liberdade. A Invenção das Asas é um triunfo da arte de contar histórias, abordando um tema sensível e atual, de uma forma honesta e poética.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Título: Toda a Luz que Não Podemos Ver
Autor: Anthony Doerr
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722355438
Páginas: 288
Data de lançamento: 06/05/2015

Sinopse: Marie-Laure é uma jovem cega que vive com o pai, o encarregado das chaves do Museu Nacional de História Natural em Paris. Quando as tropas de Hitler ocupam a França, pai e filha refugiam-se na cidade fortificada de Saint-Malo, levando com eles uma joia valiosíssima do museu, que carrega uma maldição. Werner Pfenning é um órfão alemão com um fascínio por rádios, talento que não passou despercebido à temida escola militar da Juventude Hitleriana. Seguindo o exército alemão por uma Europa em guerra, Werner chega a Saint-Malo na véspera do Dia D, onde, inevitavelmente, o seu destino se cruza com o de Marie-Laure, numa comovente combinação de amizade, inocência e humanidade num tempo de ódio e de trevas.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Opinião: "In Aeternum: Três Lágrimas de um Anjo" - Ricardo Silveira

Título: In Aeternum: Três Lágrimas de um Anjo
Autor: Ricardo Silveira
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895130047
Páginas: 394
Sinopse: Não me creio vivo… Mas que faço eu aqui? Continuando assim a viver neste mundo de trevas sem que a morte me alcance? Afinal, qual é a idade de um morto? Quanto tempo estive vivo ou quantos Invernos gelaram as minhas cinzas? Mas quem sou eu? Procuro-te… A minha pele nívea e luzidia contrasta com o negro e a escuridão de um coração que jamais amou um ser vivo… Vivo onde as lendas se misturam e confundem com o uivar dos lobos, vivo solitário. Desesperado. Vagueio escondido no crepúsculo, roxo e tremendo de frio… O meu coração sangra por ti… Adormeço sempre sentindo o frio e o vazio que as palavras nunca ditas deixaram no meu coração tão só. Acordo gritando por ti desesperadamente. Se pudesse por uma vez apenas, por uma vez mais sentir o veneno dos teus lábios… Nem o canto da mais bela sereia se compara à melodia da tua voz que os corvos ouvem atentamente... Espero pelo dia em que me ouças para de novo me poder erguer e vaguear pela noite, deixar o negro do meu sangue correr nas minhas veias. Talvez compreendas… …Só as noites são eternas… Uma mão lava a outra, as duas lavam o rosto… Numa estranha confissão de um condenado que precedia a sua extrema-unção, enclausurado numa pequena e húmida cela, contada foi esta estória. Os meus olhos trémulos contemplavam a estranha e bela figura, esse alegado demónio que murmurava perante mim as inimagináveis páginas da sua dolorosa vida. Assisti também eu àquele último horror. Uma mão lava a outra, as duas lavam o rosto, diz-se. Choro eu também ao relê-la… A morte, esse fatídico e implacável desígnio, ceifa tudo. Nada se leva, tudo se perde. O poder, a riqueza, a fama, a vida, até a fé, nada será necessário após o fim. Somente as noites são eternas, pois um dia até o sol se apagará, mas o amor, esse, prevalece, enquanto houver noites… …Maior que a vida, mais forte que a morte… …Ad eternum, in aeternum... (Para Sempre, pois o amor nunca morre...)

Opinião (contém spoilers):
Em primeiro lugar, queria agradecer à Chiado Editora por ter-me disponibilizado um exemplar deste livro fantástico! Obrigada!

Gostei bastante deste livro e da história que Ricardo Silveira nos transmite de forma simples e cativante. É o primeiro livro que leio deste autor, mas prendeu-me com a sua escrita desde o primeiro instante. Através do paralelismo com situações descritas pela religião cristã e pela história, o autor consegue mostrar que quando o amor é verdadeiro, nada fará com que este desapareça.

Ashzarel era apaixonado por Marael, ambos anjos ao serviço de Deus. Contudo, após Marael ter sido expulsa do céu, Ashzarel decide renunciar aos céus para que, deste modo, pudesse "cair" no mundo dos mortais para acabar com a sua dor e reencontrar aquela que ama. O anjo prometeu nunca mais verter uma lágrima, após ter perdido Marael. Porém, essa sua promessa fez com que Deus gravasse três lágrimas na testa de Ashzarel, em "homenagem" à Santíssima Trindade. Após chegar ao novo mundo, este vê-se perante situações e realidades que nunca pensaria vir a presenciar. Este confiava no seu Deus e que Este era bondoso e justo. Após várias adversidades, Ashzarel encontra Learam, uma jovem com quem passa a viver e com quem constrói um novo amor. No entanto, Learam é acusada de bruxaria por ter visões do futuro. Por sua vez, Ashzarel é acusado de ser um demónio devido ao facto de as três lágrimas gravadas na sua testa fazerem lembrar o número da besta - 666. Ambos morrem sob ordem do Ato da Fé, Learam na fogueira e Ashzarel degolado. As três lágrimas do anjo desaparecem após este ter chorado a morte de Learam. No final, Ashzarel volta ao Éden com Marael (espírito que habitava o corpo de Learam - simétrico de Marael), onde puderam dar continuidade ao seu amor.

Ao longo do livro, o autor trata de certos assuntos que despertaram o meu interesse que que gostei bastante. O facto de o autor ter recorrido a citações bíblicas e outros aspetos históricos que correspondem à realidade, fez com o livro tivesse mais credibilidade e que o interesse em lê-lo aumentasse. Gostei bastante de o autor ter explorado aspetos como a cultura egípcia e romana, as pragas que abalaram o Egito e, também, o facto de este transmitir a mensagem de que se deve lutar e acreditar no amor quando este é verdadeiro. Apesar de todo o tempo que se passou após o acontecimento inicial, Ashzarel nunca deixou de acreditar em encontrar Marael. Passou a escrever poema em sua homenagem e, apesar de tudo, o amor nunca desvaneceu um pouco.

Considero este livro diferente, mas fantástico, acima de tudo. O autor consegue trazer até nós realidades bastantes distintas e riquíssimas em pormenores, que nos faz querer ler mais e mais. Recomendo vivamente!

Rating: 5/5

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Lançamento: "Arrebatada" - K. Bromberg

Título: Arrebatada (Dominada #3)
Autor: K. Bromberg
Editora: Topseller
ISBN: 9789898800497
Páginas: 400
Data de lançamento: Abril/2015

Sinopse: Quando a vida quase nos escapa das mãos, até onde estaremos dispostos a ir para lutar pelo que mais desejamos? A vida é feita de momentos. De altos e baixos. De grandes episódios ou pequenos instantes. E nenhum deles é inconsequente. Por mais ínfimo que seja, cada momento define aquilo em que nos tornamos. Colton descobre o que é realmente importante quando Rylee quase desaparece da sua vida, deixando-o incompleto. Perdido. Só. Mas como poderá ele lutar por alguém que acha não merecer? Para alcançarem a felicidade juntos, Colton e Rylee terão de reviver o passado, ultrapassar os fantasmas que os perseguem e partilhar os seus maiores segredos. Estarão Colton e Rylee preparados para se libertarem do passado e acreditarem num futuro a dois?

terça-feira, 21 de abril de 2015

Opinião: "Maze Runner - A Cura Mortal" - James Dashner

Título: Maze Runner - A Cura Mortal (Maze Runner #3)
Autor: James Dashner
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722353670
Páginas: 344
Sinopse: Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada. A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor. Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem. Conseguirá ele sobreviver à cura?

Opinião (contém spoilers): 
Quando comecei a ler este livro, estava com grandes expectativas do que poderia vir a ler e como seria o final desta trilogia. Contudo, à medida que fui avançando, apercebi-me de que estava à espera de algo acima daquilo que o autor teria para oferecer. Uma das críticas que faço (também feita ao livro anterior), prende-se pelo facto de Thomas acabar a dormir em muitos dos capítulos. Eu sei que é uma atividade vital para o bom funionamento de uma pessoa, mas acho que se torna demasiado aborrecido. Para além disso, considero que este último livro não teve nenhum evento "major" que o tivesse marcado. Senti que o autor não sabia muito bem o rumo a dor a toda a história, acabando por não aprofundar aspetos importantes. O exemplo disso são as Variáveis que tanto são faladas ao longo dos dois últimos livro, mas não surge qualquer explicação acerca destas. Um outro aspeto que me deixou desiludida, apesar de já estar à espera de tal, foi o facto de Teresa não ter tido grande visibilidade. Passou a maior parte da história na "sombra" e depois acaba por ter uma morte quase insignificante. Para além de Teresa, temos a morte de Newt que, apesar da pouca visibilidade, foi a mais marcante, a meu ver. Contudo, não era possível reverter a situação, uma vez que Newt estava infetado e a cura era inexistente (apesar do título do livro dar a entender o contrário). Por fim, relativamente ao final, achei-o algo previsível.

Rating: 3/5

sábado, 18 de abril de 2015

Aquisição: "O Mago - O Guardião dos 22 Segredos" - Luísa Jourdain + "In Aeternum" - Ricardo Silveira


Título: O Mago - O Guardião dos 22 Segredos

Autor: Luísa Jourdain
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895131259
Páginas: 670

Sinopse: Lisboa, ano de 2010. Próximo do Natal, o inverno promete ser longo, frio e sombrio. Bernardo de Vila Nova, psicólogo e cidadão do mundo, não imaginava o que o esperava ao chegar a casa e sentar-se no velho sofá com um livro novo nas mãos. Helena Pereira, estudante e taróloga, dispunha as cartas do Tarot sentada no chão do seu quarto. Estava longe de adivinhar o que ia acontecer quando uma das cartas lhe saltasse das mãos. Invocados pelo Zodíaco, viajam no tempo à mística Provença Medieval ao encontro de uma ordem esotérica de magos e feiticeiras. Rodeados de magia, recebidos por um astrólogo, um alquimista e um professor, protegidos pelas feiticeiras da Força, da Justiça e da Temperança, seriam iluminados pelo conhecimento antigo e assistiriam à criação do Tarot de Marselha. Ao longo de destemidas aventuras, enfrentam poderosas personagens e assistem, ao vivo, à criação dos arquétipos dos arcanos maiores do Tarot. Que segredos trouxeram? Que magias revelaram? O que muda, cresce e enaltece no Ser quando se transforma num viajante do tempo e percorre os caminhos fantásticos da alma oculta e da mente iluminada.


Título: In Aeternum
Autor: Ricardo Silveira
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895130047
Páginas: 394

Sinopse: Não me creio vivo… Mas que faço eu aqui? Continuando assim a viver neste mundo de trevas sem que a morte me alcance? Afinal, qual é a idade de um morto? Quanto tempo estive vivo ou quantos Invernos gelaram as minhas cinzas? Mas quem sou eu? Procuro-te… A minha pele nívea e luzidia contrasta com o negro e a escuridão de um coração que jamais amou um ser vivo… Vivo onde as lendas se misturam e confundem com o uivar dos lobos, vivo solitário. Desesperado. Vagueio escondido no crepúsculo, roxo e tremendo de frio… O meu coração sangra por ti… Adormeço sempre sentindo o frio e o vazio que as palavras nunca ditas deixaram no meu coração tão só. Acordo gritando por ti desesperadamente. Se pudesse por uma vez apenas, por uma vez mais sentir o veneno dos teus lábios… Nem o canto da mais bela sereia se compara à melodia da tua voz que os corvos ouvem atentamente... Espero pelo dia em que me ouças para de novo me poder erguer e vaguear pela noite, deixar o negro do meu sangue correr nas minhas veias. Talvez compreendas… …Só as noites são eternas… Uma mão lava a outra, as duas lavam o rosto… Numa estranha confissão de um condenado que precedia a sua extrema-unção, enclausurado numa pequena e húmida cela, contada foi esta estória. Os meus olhos trémulos contemplavam a estranha e bela figura, esse alegado demónio que murmurava perante mim as inimagináveis páginas da sua dolorosa vida. Assisti também eu àquele último horror. Uma mão lava a outra, as duas lavam o rosto, diz-se. Choro eu também ao relê-la… A morte, esse fatídico e implacável desígnio, ceifa tudo. Nada se leva, tudo se perde. O poder, a riqueza, a fama, a vida, até a fé, nada será necessário após o fim. Somente as noites são eternas, pois um dia até o sol se apagará, mas o amor, esse, prevalece, enquanto houver noites… …Maior que a vida, mais forte que a morte… …Ad eternum, in aeternum… (Para Sempre, pois o amor nunca morre...)

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Lançamento: "Rejeitada" - Jodi Ellen Malpas

Título: Rejeitada (Uma Noite #2)
Autor: Jodi Ellen Malpas
Editora: Editora Planeta
ISBN: 9789896576172
Páginas: 424
Data de lançamento: 06/05/2015

Sinopse: É incrivelmente rico, de uma beleza pecaminosa, e consegue levá-la a píncaros de prazer como nunca conheceu. Para Livy, é impossível voltar atrás. Está decidida a ser a luz que rompe as trevas da vida de Miller. Mas esta nova vida exige um preço alto…

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Opinião: "Maze Runner - Provas de Fogo" - James Dashner

Título: Maze Runner - Provas de Fogo (Maze Runner #2)
Autor: James Dashner
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722350815
Páginas: 367
Sinopse: Atravessar o Labirinto devia ter sido o fim. Acabar-se-iam os enigmas, as variáveis e a fuga desesperada. Thomas tinha a certeza de que, se conseguissem fugir, ele e os Clareirenses teriam as suas vidas de volta. Mas ninguém sabia realmente para que tipo de vida iriam regressar... Lá fora, ao invés da liberdade, encontram mais uma prova. Agora têm de atravessar a Terra Queimada, uma região desértica e ameaçadora, onde os Crankos, pessoas cobertas de feridas e infetadas por uma misteriosa doença chamada Fulgor, vagueiam pelas cidades devastadas à procura da próxima vítima. À medida que Thomas vai recuperando algumas memórias confusas do passado, não pode deixar de se perguntar: saberá ele de alguma forma o segredo para a liberdade, ou ficará para sempre à mercê da CRUEL?

Opinião (contém spoilers):
Apesar de o livro poder ser lido rapidamente e sem grande esforço, penso que a maior parte das cenas poderiam ser cortadas sem provocarem grande diferença para o enredo. Para além disso, acho que as expressões utilizadas pelas personagens, são um tanto infantis e demasiado repetitivas, que chega a tornar-se cansativo. Posso dizer que ler este livro foi algo de aborrecido, a começar pelo comportamento bipolar de Teresa ao longo de toda a história. A rapariga passa de dizer para Thomas confiar nela, para situações em que o quer matar por isto ou aquilo. E claro que a desculpa de ter sido a CRUEL a planear tudo já estava a tornar-se demasiado usada. Depois, considero que o comportamento de Thomas no primeiro livro era muit mais cativante do que neste. Nada contra, mas o rapaz passou de uma pessoa cheia de garra e força de vontade, para alguém que fica indignado com tudo o que dizem e passa a maior parte do tempo a dormir ou desmaiado. A personagem mais cativante, a meu ver, foi Minho. Não só pela sua coragem, mas também pela sua garra, inteligência e astúcia. O que mais me chamou a atenção foi a cena onde os Clareirenses estavam a percorrer o túnel subterrâneo (logo no início do livro) e as cabeças de alguns se transformaram em bolas de ferro. Fora isso, os últimos capítulos foram aqueles que mais me cativaram em todo o livro: mais ação, desenvolvimento e aspetos realmente importantes/pertinentes para o desenrolar de todo o enredo.

Rating: 2/5

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Lançamento: "Mago - Mestre" - Raymond E. Feist

Título: Mago: Mestre (Mago #2)
Autor: Raymond E. Feist
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9789896377670
Páginas: 464
Data de lançamento: 22/05/2015

Sinopse: Passaram-se três anos desde o terrível cerco a Crydee. Os três rapazes, que eram os melhores amigos do mundo, encontram-se agora a quilómetros de distância uns dos outros. Pug, um escravo dos Tsurani, está prestes a tornar-se num dos maiores magos de todos os tempos. Tomas, um grande guerreiro entre os elfos, arrisca-se a perder a sua humanidade para a armadura encantada que veste. Arutha, príncipe de Crydee, luta desesperadamente contra invasores e traidores para salvar o seu reino. Mago Mestre é recheado de aventura, emoção e ameaças tão antigas quanto o próprio tempo. Com o segundo volume de A Saga do Mago, Raymond E. Feist volta a provar que é um dos maiores nomes da literatura fantástica da atualidade.

domingo, 12 de abril de 2015

Opinião: "Deception Point" - Dan Brown

Título: Deception Point
Autor: Dan Brown
Editora: Corgi
ISBN: 9780552161244
Páginas: 585
Sinopse: When a new NASA satellite detects evidence of an astonishingly rare object buried deep in the Arctic ice, the floundering space agency proclaims a much-needed victory...a victory that has profound implications for U.S. space policy and the impending presidential election. With the Oval Office in the balance, the President dispatches White House Intelligence analyst Rachel Sexton to the Arctic to verify the authenticity of the find. Accompanied by a team of experts, including the charismatic academic Michael Tolland, Rachel uncovers the unthinkable - evidence of scientific trickery - a bold deception that threatens to plunge the world into controversy...

Opinião (contém spoilers):
Apesar do grande número de páginas e de o tema "política" nunca me ter chamado muito a atenção, devo dizer que li este livro mais depressa do que deveria. Contudo, o facto de o livro tratar de temas como a NASA, vida extraterrestre, meteoritos e mais uns tantos do género, fizeram com que não conseguisse largar o livro até o ter lido. Após a descoberta de um objeto no gelo do Ártico, Rachel (filha de um dos candidatos à presidência) é enviada para o local juntamente com um grupo de cientistas para verificar o quão autêntico seria o dito cujo. Contudo, ao lá chegar, Rachel e os restantes deparam-se com uma série de situações e descobertas constantes que os fazem duvidar da autenticidade do objeto descoberto. Ao longo da história, Rachel descobre que a NASA e o atual presidente não têm conhecimento do que se passa. Quando o grupo de cientistas tenta vir a público com a informação que descobriram, vêm perante situações de vida ou morte impostas pela pessoa responsável por tudo aquilo. Contudo, apesar da boa elaboração da história e dos argumentos, considero que na primeira metade do livro a história desenrolou-se de forma bastante lenta e, por vezes, bastante aborrecida. Mas, à medida que o livro se aproximava do fim, as coisas desenvolveram-se de forma rápida como é característico nos livros de Dan Brown. Cheio de ação e revelações. Para além disso, o último capítulo foi extremamente querido. Recomendo!


Rating: 4/5

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lançamento: "Dias de Sangue e Glória" - Laini Taylor

Título: Dias de Sangue e Glória (Entre Mundos #2)
Autor: Laini Taylor
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720047373
Páginas: 440
Data de lançamento: 17/04/2015

Sinopse: Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou. Sabe quem é - e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso. Agora, sacerdotisa de um castelo de areia numa terra de poeira e estrelas, profundamente só, Karou tenta recriar o universo do seu passado, contribuindo, com a sua dor e a sua mágoa, para a volta gloriosa das quimeras. Porém, sem Akiva, e sem o seu sonho de amor partilhado, o caminho da esperança afigura-se impossível de trilhar. Repleto de desgosto e beleza, segredos e escolhas impossíveis, Dias de Sangue e Glória encontra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra tão antiga como o tempo.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Lançamento: "Wayward Pines - Paraíso" - Blake Crouch

Título: Wayward Pines: Paraíso (Wayward Pines #1)
Autor: Blake Crouch
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9789898775368
Páginas: 336
Data de lançamento: 22/04/2015

Sinopse: O agente secreto E. Burke chega a Wayward Pines com a missão de encontrar dois agentes que desapareceram. Logo ao chegar, sofre um violento acidente e acorda no hospital: sem documentação, sem telemóvel, sem a pasta. À medida que a investigação avança, as dúvidas são numerosas e inquietantes. Burke afasta-se cada vez mais do mundo que pensava conhecer e do homem que pensava ser. Até que esbarra numa dúvida aterradora: será ele capaz de sair dali?

Lançamento: "Erebos" - Ursula Poznanski

Título: Erebos
Autor: Ursula Poznanski
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722355186
Páginas: 384
Data de lançamento: 16/04/2015

Sinopse: Numa escola de Londres um misterioso e viciante jogo de computador circula entre os estudantes, mas ninguém fala disso abertamente. As regras do jogo são extremamente rígidas. Cada jogador tem apenas uma oportunidade e se perder nunca mais pode entrar no jogo; deve estar sempre sozinho e não pode falar a ninguém sobre o seu jogo. Quem violar estas instruções é também eliminado. O jogo é inteligente e interage com o jogador como se o vigiasse constantemente. As missões atribuídas devem ser concretizadas no mundo real. Quando Nick Dunmore começa a jogar, sente-se de imediato absorvido, aprende as regras e avança rapidamente; contudo, vê-se forçado a questionar as implicações deste jogo perigoso. Qual o verdadeiro objetivo? E que segredo esconde? Um livro que os apreciadores de fantasia, jogos de computador, lendas urbanas, distopias, não devem perder.

Novidade: "Desejo-te" - J. Kenner

Título: Desejo-te (Most Wanted #1)
Autor: J. Kenner
Editora: Topseller
ISBN: 9789898800404
Páginas: 352

Sinopse: Há quase oito anos, ainda adolescente, Angelina Raine assistiu à morte violenta da adorada irmã mais velha. Após essa tragédia, Angie, como era conhecida, começou a passar muito tempo com o seu tio Jahn e com três rapazes, Evan, Tyler e Cole, por ele apadrinhados. Durante anos, Angelina desenvolveu uma fixação por um deles, Evan, sem ser correspondida. Apesar dos avisos do tio do perigo que correria se se envolvesse com ele, o desejo entre ambos torna-se evidente, e há tentações às quais é impossível resistir.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Opinião: "The Silver Linings Playbook" - Matthew Quick

Título: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Picador
ISBN: 9780330456845
Páginas: 289
Sinopse: Imagina que a tua vida é um filme dirigido por Deus. Uma comédia romântica, obviamente, que termina com um final "felizes para sempre". Antes dos créditos, haverão, com certeza, lágrimas, birras e desentendimentos, mas tu sabes que vais ter a tua rapariga no final. Bem vindo ao mundo de Pat. É um mundo de lados positivos e de amor verdadeiro, mas também um mundo onde Deus faz filmes e Kenny G. espreita pelo sotão - e quando Pat inadvertidamente se torna amigo de Tiffany, ele começa a questionar se o género do filme é o errado ou não. [Traduzido]

Opinião (contém spoilers):
O livro conta a história de Pat Peoples, um rapaz de trinta anos que acabou de sair de um hospital psiquiátrico e que não tem memória do porquê de ter sido internado em primeiro lugar. Nikki era sua esposa até esta se ter divorciado dele quando quando foi internado. Depois de voltar a casa, Pat começa a praticar exercício fisico: corrida, musculação, ...; o que se tornou quase que um vício para ele. No entanto, ele fazia-o porque queria que Nikki voltasse para a sua vida. Quando um dia Pat foi jantar a casa de um dos seus irmãos, Tiffany começa a interessar-se por ele em segredo. Tiffany perdeu o seu marido alguns anos atrás e via regularmente um terapeuta psiquiátrico. Depois de Tiffany ter-se aproximado de Pat dizendo que tem andado a falar com Nikki e que talvez os consiga voltar a juntar, releva-se que ela apenas tem inventado tudo o que diz ter sido Nikki a fazer (por exemplo, cartaz escritas por Nikki para o Pat). Contudo, no final ambos ficam juntos

É verdade que achei o livro algo aborrecido. As primeiras 100 páginas não me cativaram muito. Contudo, continuei a leitura com a esperança que melhorasse. Mas a verdade é que o livro se torna bastante repetitivo. Pat é fã de futebol, tal como o seu pai, os seus irmãos e mais uns quantos amigos. Ao longo do livro, são relatados inúmeros episódios em que eles vêm um jogo em casa ou no estádio.... Demasiado futebol, na minha opinião. Depois, há o facto de Pat estar constantemente a falar da Nikki, e em como a ama e quer voltar para ela; apesar de imensa gente lhe dizer que isso nunca mais irá acontecer. Bastante aborrecido. Tiffany também não foi uma personagem que me cativou muito. As coisas que fazia eram irritantes e um pouco egoístas até. E depois, claro, há o facto de os pais de Pat passarem o livro quase todo a discutir e de costas voltadas porque nenhum dos dois dá o braço a torcer para melhorar o que quer que seja.

Acredito que muita gente gosta do livro, mas para mim não foi uma grande leitura.


Rating: 2/5

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Opinião: "Graceling" - Kristin Cashore

Título: Graceling (Graceling Realm #1)
Autor: Kristin Cashore
Editora: Harcourt Brace and Company
ISBN: 9780152063962
Páginas: 306
Sinopse: Katsa é capaz de matar um homem com as próprias mãos desde os seus 8 anos de idade - ela é uma Graceling, uma das poucas pessoas da sua terra que nasceu com uma habilidade extrema. Como sobrinha do rei, ela deveria viver uma vida de privilégio, mas com o seu dom de matar, Katsa é forçada a trabalhar a mando do rei. Quando ela conhece pela primeira vez o príncipe Po, que possui habilidades de combate, Katsa não faz ideia de como a sua vida está para mudar. Ela nunca pensou em ser amiga de Po. Ela nunca pensou em aprender uma nova verdade sobre o seu dom - ou sobre o segredo terrível que permanece escondido bem longe... [Traduzido]

Opinião (contém spoilers):
Depois de ter contém spoilerslido este livro, decidi esperar um bocadinho e pensar realmente no que pensar dele. Devo dizer que o considero um pouco agridoce. Porquê? Porque numa altura estamos a ler a melhor coisa do mundo, com revelações e ação, e no momento seguinte estamos a ler a coisa mais chata que poderiamos estar a ler. Apesar de os primeiros capítulos do livro terem sido interessantes (com bastante desenvolvimento da história e das personagens); a segunda metade do livro (sensivelmente) começou a tornar-se cansativa e com a história a arrastar-se imenso. Para além disso, as personagens não tiveram momentos altos nessa segunda metade, o que me deixou bastante desiludida tendo em conta os primeiros capítulos. Para além disso, ao longo do livro a autora aborda temas que, tendo em conta a idade das personagens (11/12 anos), não seriam expectáveis serem desenvolvidos. Temas como anti-casamento e anti-querer-filhos, não me parecem ser algo em que crianças falem ou sequer pensem. Tudo bem que é um livro de fantasia, mas mesmo assim acho que estes dois aspetos não se enquadram. Por isto, ainda estou em dúvida relativamente ao facto de ler ou não os outros dois livros da trilogia. Mas se o fizer, só daqui a algum tempo e com muito pensamento positivo.

Rating: 2/5

Lançamento: "A Promessa" - Jodi Ellen Malpas

Título: A Promessa (Uma Noite #1)
Autor: Jodi Ellen Malpas
Editora: Planeta
ISBN: 9789896575991
Páginas: 400
Data de lançamento: 01/04/2015

Sinopse: Livy repara nele no momento em que entra no café. Ele é deslumbrante, imponente, com uns olhos azuis tão penetrantes que ela mal dá conta do pedido. Quando sai pensa que nunca mais voltará a vê-lo. Até que descobre a nota que deixou no guardanapo, assinado «M». Tudo o que ele quer é uma noite para a amar. Sem ressentimentos, sem compromissos, apenas prazer sem limites. Olivia e Miller. São tão diferentes como o dia da noite. O desejo entre eles é inegável. Ele é distante, agradável e misterioso: sabe sempre o que quer e o quer é Livy. Ela é doce e atenta, uma jovem dos dias de hoje. Deseja ser feliz e amada, mas quando Miller entra na sua vida apercebe-se que perdeu o controlo sobre si própria e sucumbe à paixão desenfreada. Livy deve ouvir o coração ou a razão? Ela sabe que para o ter de corpo e alma terá de enfrentar os segredos obscuros de Miller, mas também receia que isso lhe traga consequências devastadoras.

Lançamento: "Tempo de Matar" - John Grisham

Título: Tempo de Matar (Jake Brigance #1)
Autor: John Grisham
Editora: Bertrand Editora
ISBN: 9789722528344
Páginas: 552
Data de lançamento: 17/04/2015

Sinopse: A vida de uma menina negra de dez anos termina às mãos de dois jovens brancos, bêbedos e sem remorsos. A população de Clanton, maioritariamente branca, reage com choque e horror a este crime desumano. Até que o pai da menina pega numa arma e decide fazer justiça com as suas próprias mãos. Durante dez dias, ardem cruzes por toda a cidade de Clanton e o país aguarda, com grande expectativa, o desfecho deste caso, enquanto Jake Brigance, o advogado de defesa, tenta desesperadamente salvar a vida do seu cliente - e depois a sua.