quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Opinião: "Em Busca das Borboletas - Vol. II" - Margarida Pizarro

Título: Em Busca das Borboletas: Volume II
Autor: Margarida Pizarro
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895114252
Páginas: 452
Sinopse: Maria vivia a história de amor por que sempre sonhou, até o passado de Dale assombrar as suas vidas e a fazer entrar num pesadelo. Será que o amor deles é forte o suficiente para ultrapassar os perigos que o passado dos Sloan pode trazer para as suas vidas? Será que esse amor conseguirá transpor as barreiras criadas por esses acontecimentos. As dúvidas espalham-se e fazem-na pensar se realmente a sua história com Dale está predestinada a acontecer. Um conto de fadas dos tempos modernos, que nos faz pensar se até mesmo o amor verdadeiro resiste a tudo. Um maravilhoso e viciante romance que nos faz sonhar.

Opinião (pode conter spoilers):
Depois de ter terminado o primeiro livro e de ter ficado algo incrédula com o final e curiosa com  que estaria para vir neste segundo volume. Devo dizer que fiquei agradada por perceber que este segundo livro dava a continuação exata dos acontecimentos com que o primeiro terminou.

Após Dale ter ido avante com a sua candidatura a Mayor da cidade de Nova Iorque, neste segundo volume, a autora mostra como Dale viveu e trabalhou durante esse percurso até ao dia em que o resultado foi conhecido. Entre reuniões, campanhas e noites quase sem dormir, Dale conseguia ainda arranjar um tempo para estar com Maria que, apesar de o acompanhar em algumas atividades, não descurava o seu trabalho na revista nem se desviava de atingir os seus objetivos no mundo da moda.

Apesar de este casal ser o foco principal da história, Margarida Pizarro não esqueceu as restantes personagens, dando-lhes sempre um momento para "brilharem" também e ao longo do livro conseguimos ver isso: a abertura da escola de música com que Joan tanto sonhava e a sua gravidez, o casamento de Alícia,... E claro, mais uma vez, Margarida Pizarro trouxe "o" romance, aquela relação que muitas pessoas gostariam de ter e de viver.

Apesar de a história ser cativante devido à sua espécie "conto de fadas", a meu ver, as personagens são, de certa forma, perfeitas demais. Contudo, considero que houve um crescimento destas neste volume comparativamente com o primeiro. Para além disso, também a relação de Maria e Dale por si só parece-me perfeita demais. Apesar dos altos e baixos a que esta foi sujeita e de terem havido momentos em que ambos tiveram de lutar para ficarem juntos, todos os problemas se resolviam em segundo: com um beijo, um abraço ou um curto diálogo com a troca de um par de frases. No entanto, como já referi, sendo este livro quase que um "conto de fadas", considero natural este tipo de acontecimentos.

O aspeto que menos gostei no livro foi o facto de a autora querer trazer ação, suspense e algum drama à história, mas não saber como trabalhar essas questões. Ou seja, a autora resolveu desenvolver temas como rapto, aborto espontâneo, noivado, casamento e gravidez neste único volume. A meu ver, foram demasiadas temáticas abordadas que se resolveram num par de páginas cada uma, sem dar tempo para a história se desenvolver o suficiente de forma a que as personagens pudessem ser "afetadas" pelos acontecimentos. No final, apesar de muita coisa ter acontecido, pareceu-me que nada aconteceu na realidade devido à leveza com que os eventos foram trabalhados.

Tal como referi na review do volume anterior, também neste segundo volume apercebi-me de diálogos algo repetitivos e com cenas bastante irrealistas. Para além disso, verifiquei alguns erros de gramática ao longo do livro e a repetição constante de algumas palavras nos diálogos das personagens. Um outro aspeto de que não gostei muito foi a descrição extensa dos looks das personagens e das letras de músicas que iam aparecendo ao longo do texto. Contudo, e apesar dos aspetos menos positivos que referi, considero que a história é bastante fluída e a sua leitura fácil e rápida.

Em suma, a autora transmite uma boa história e um romance invejável que nos faz abstrair um pouco da realidade em que nos encontramos; mas pelos aspetos menos positivos que referi, classifico o livro com 3 estrelas.


Rating: 3/5


Leitura com apoio:


Sem comentários:

Enviar um comentário