sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Opinião: "Aqui e Agora" - Ann Brashares

Título: Aqui e Agora
Autor: Ann Brashares
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722353687
Páginas: 272
Sinopse: Prenna James é uma jovem de dezassete anos que imigrou para Nova Iorque quando tinha doze. Só que Prenna não chegou a Nova Iorque vinda de outro país… ela veio de outro tempo, de um futuro onde uma doença transmitida através de mosquitos se tornou uma pandemia arrasadora que deixou o mundo em ruínas. Prenna e as outras pessoas que conseguiram escapar são obrigadas a seguir um conjunto de regras muito rígido: nunca revelar de onde são, nunca interferir com o curso da história e nunca, em circunstância alguma, estabelecer uma relação mais íntima com alguém que não faça parte da comunidade. Prenna faz tudo como lhe dizem, acreditando que está a ajudar a prevenir os problemas que um dia vão assolar o planeta. Mas tudo isso irá mudar no dia em que Prenna conhece Ethan Jarves…Emocionante e arrebatador, Aqui e Agora é um romance que lança um olhar sobre um amor impossível e a oportunidade de mudar o futuro.

Opinião (contém spoilers):
Um livro sobre viagens no tempo, epidemias que acabam com o mundo e um amor entre dois jovens que parece estar destinado a nunca acontecer... 

A narrativa conta a história de Prenna que, juntamente com a sua comunidade, viajam algumas dezenas de anos atrás de forma a "fugir" de uma peste que está a destruir o mundo. De forma a pertencer a essa comunidade, esta teria de seguir uma série de regras tal como todos os restantes membros. Uma delas seria: não estabelecer contacto íntimo com ninguém fora dessa mesma comunidade. Contudo, tudo mudou quando Ethan apareceu. Após algum tempo, ambos trabalham em conjunto com o objetivo de travar que um acontecimento se dê de forma a alterar o futuro.

Este livro prendeu-me desde o início e a verdade é que aquela "pitadazinha" de romance deu um outro brilho ao livro. A escrita com que a autora nos presenteia é bastante fluída e simples, pelo que a compreensão da história e do seu desenvolvimento é fácil. As personagens têm os seus quês de diferentes, mas ao mesmo tempo cativam o leitor: cada um à sua maneira.

Contudo, devo dizer que estava à espera de um outro final completamente. Apesar de não ter acabado da forma como esperava (tudo bem acerca disso), deixou muitas questões em aberto, pelo que seria positivo haver uma continuação. Para além disso, fiquei sem perceber muito bem o propósito de toda aquela viagem ao passado e do objetivo que teve impedir o cujo acontecimento.

Apesar de tudo, é um livro que me deixou algo confusa, mas que me cativou pela forma como a autora nos envolve também na história.


Rating: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário