quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Opinião: "The Book Thief" - Markus Zusak

Título: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora: Black Swan
ISBN: 9780552779739
Páginas: 560
Sinopse: Aqui está um pequeno facto: tu vais morrer. 1939. Alemanha Nazi. O país está em suspenso. A Morte nunca estebe tão ocupada. Liesel, uma rapariga de 9 anos de idade, está a viver com uma família de acolhimento em Himmel Street. Os seus pais foram levados para um campo de concentração. Liesel rouba livros. Esta é a sua história e a dos habitantes da sua rua quando as bombas começam a cair. Alguma informação importante: a história é narrada pela Morte. É uma pequena história sobre: uma rapariga, um acordeonista, alguns alemães fanáticos, um boxer Judeu e algum roubo. Outra coisa de deveria saber: a Morte visitará a ladra de livros três vezes. [Traduzido]

Opinião (contém spoilers):
Um livro fantástico, sem dúvida alguma que me prendeu desde a primeira página e não me fez para até que o tivesse lido todinho!

A narrativa deste livro desenvolve-se em torno da história de Liesel Meminger, uma menina que vive numa época turbulenta - 2ª Guerra Mundial. Liesel acaba por ficar ao cuidado de uma família de acolhimento; uma vez que os seus pais foram recrutados para um campo de concentração e o seu irmão acabou por morrer durante uma viagem de comboio. Na sua nova casa, o seu pai - Hans - ensina a criança a ler; enquanto esta toma posse de livros que vai encontrando e roubando. O seu gosto pela leitura é uma constante ao longo do livro. Sem esquecer que Liesel acabar por ler para algumas das personagens da história.

Este livro não permite uma leitura rápida, uma vez que a riqueza de pormenores e descrições importantes para a compreensão da história são uma constante. As personagens ligam-se ao leitor de uma forma incrível. A forma como algumas coisas estão escritas faz-nos realmente sonhar e viajar por entre as palavras. Vou, de facto, uma leitura emocionante!

Apesar de ter ficado um pouco reticente em começar a ler este livro, neste momento posso dizer que foi uma das melhores leituras do ano!


Rating: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário