quarta-feira, 6 de maio de 2015

Opinião: "O Mago - O Guardião dos 22 Segredos" - Luísa Jourdain

Título: O Mago - O Guardião dos 22 Segredos
Autor: Luísa Jourdain
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895131259
Páginas: 670
Sinopse: Lisboa, ano de 2010. Próximo do Natal, o inverno promete ser longo, frio e sombrio. Bernardo de Vila Nova, psicólogo e cidadão do mundo, não imaginava o que o esperava ao chegar a casa e sentar-se no velho sofá com um livro novo nas mãos. Helena Pereira, estudante e taróloga, dispunha as cartas do Tarot sentada no chão do seu quarto. Estava longe de adivinhar o que ia acontecer quando uma das cartas lhe saltasse das mãos. Invocados pelo Zodíaco, viajam no tempo à mística Provença Medieval ao encontro de uma ordem esotérica de magos e feiticeiras. Rodeados de magia, recebidos por um astrólogo, um alquimista e um professor, protegidos pelas feiticeiras da Força, da Justiça e da Temperança, seriam iluminados pelo conhecimento antigo e assistiriam à criação do Tarot de Marselha. Ao longo de destemidas aventuras, enfrentam poderosas personagens e assistem, ao vivo, à criação dos arquétipos dos arcanos maiores do Tarot. Que segredos trouxeram? Que magias revelaram? O que muda, cresce e enaltece no Ser quando se transforma num viajante do tempo e percorre os caminhos fantásticos da alma oculta e da mente iluminada.

Opinião (contém spoilers):
Desde o início que este livro me despertou uma curiosidade imensa: pela complexidade de cada uma das personagens e pela forma como elas se complementam umas às outras. O tema desenvolvido pela autora em torno de toda a história, faz com que esta seja diferente e cativante para o leitor.

Bernardo é um jovem psicólogo que tem a oportunidade de viajar no tempo através do Zodíaco, tal como Helena (a sua namorada). Após a viagem, o casal vê-se em Florença medieval (Paris) onde vivem aventuras e experiências juntamente com magos, alquimistas, feiticeiras, astrólogos, ..., para atingir um único objetivo: a criação das cartas de Tarot de Marselha.

Para além do fantástico enredo e ligação das personagens, afirmo que a autora realizou um trabalho fantástico no que diz respeito ao estudo das cartas de Tarot, que me agradou bastante. Pelo que, através do "simbolismo das cartas, (...) pretende-se desvendar alguns dos muitos mistérios do Tarot". Agradou-me também a descrição e coerência dos acontecimentos medievais e sobrenaturais que se desenrolaram ao longo da história. Contudo, a autora mantém espaço para o leitor fazer a sua própria interpretação dos momentos. Um outro aspeto que gostei neste livro foi o facto de cada uma das personagens estar ligada a uma das cartas do Tarot que, no fim do livro, se encontram explicadas uma a uma de forma simples e explícita.

No entanto, o facto de a narrativa ser longa, de o número de personagens crescer ao longo do livro e de os nomes destes serem de alguma forma parecidos, confesso que por vezes me vi perdida durante a leitura e tive de voltar atrás para reler subcapítulos.

Apesar de tudo, considero esta história maravilhosa, cheia de romance, lutas, momentos empolgantes, mistério, que nos faz viajar e imaginar como seria se fôssemos nós uma das personagens. Considero também que nos faz, por vezes, duvidar se realmente estaremos ou não rodeados de magia mesmo sem sabermos. Recomendo vivamente, não só pelo tema fantástico que a autora desenvolveu de uma forma tão incrível, mas também pela viagem mental que fazemos e nos faz questionar acerca de certos aspetos que nunca imaginamos.

Rating: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário